EKOS Alma, Natura – ABRE Winner of Brazilian Packaging, Grandes Cases Award and WorldStar Award in 2020

Ekos Alma busca trazer para o consumidor a alma e o espírito da floresta, proporcionando uma experiência surpreendente em cada situação.
O principal desafio foi traduzir este conceito da alma da floresta na embalagem do perfume, cujo design é uma interpretação artística do conceito “fóssil vivo” – metáfora sobre a vida fossilizada em resina, em que o perfume inova em seu conceito com um design diferenciado no frasco, em formato de gota e sem base de apoio, além do contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, com uma ilustração do perfume que se mescla com os ativos sagrados, remetendo a uma fusão temporal, uma conexão entre passado e presente.
O design diferenciado do frasco “sem fundo” exigiu um estudo detalhado desde o projeto do molde, sem aberturas convencionais. Os moldes são tratados e beneficiados usando uma tecnologia de alta precisão em usinagem.

Soul and spirit of the forest

Ekos Alma seeks to bring the soul and spirit of the forest to the consumer, providing a surprising experience in every situation.

The main challenge was to translate this concept of the soul of the forest into the perfume packaging, whose design is an artistic interpretation of the “living fossil” concept – a metaphor for life fossilized in resin, in which the perfume innovates in its concept with a differentiated design in the bottle, in the shape of a drop and without a support base, in addition to the contrast between the opaque mineral texture and the transparency of the amber, with an illustration of the perfume that mixes with the sacred actives, referring to a temporal fusion, a connection between the past and present.

The distinctive design of the “bottomless” flask required a detailed study from the mold design, without conventional openings. The molds are treated and improved using high-precision machining technology.

Ekos Alma busca trazer para o consumidor a alma e o espírito da floresta, proporcionando uma experiência surpreendente em cada situação.
O principal desafio foi traduzir este conceito da alma da floresta na embalagem do perfume, cujo design é uma interpretação artística do conceito “fóssil vivo” – metáfora sobre a vida fossilizada em resina, em que o perfume inova em seu conceito com um design diferenciado no frasco, em formato de gota e sem base de apoio, além do contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, com uma ilustração do perfume que se mescla com os ativos sagrados, remetendo a uma fusão temporal, uma conexão entre passado e presente.
O design diferenciado do frasco “sem fundo” exigiu um estudo detalhado desde o projeto do molde, sem aberturas convencionais. Os moldes são tratados e beneficiados usando uma tecnologia de alta precisão em usinagem.

New laser technology

New technologies such as the progressive blowing system were added to the manufacturing process, so that the distribution of the vitreous mass was in harmony with the differentiated contour, in addition to carrying out several researches to enable the stability of the bottle and its adequate post-conformation positioning for transport by conveyor belts in production, since it is still at a high temperature after leaving the mold.

The innovation in the decoration process is due to the application of the new Laser technology, which allowed the application of 2 different effects: the precise cutting of the matte black painting and the engraving of the art, revealing the transparency of the glass and the fragrance in an amber tone. Finally, the printing of the name of the perfume was carried out using golden Hot Stamping, using a metallic ribbon and thermal transfer recording.

The perfume has a valve with a discreet and invisible design, not visible to the consumer, with smooth and reliable operation, preventing the perfume from leaking when the bottle is conditioned and oriented in a horizontal position.

The packaging won the WorldStar award, in the Health & Personal Care category (Health and Beauty), the Silver award in the Market - Shape category at the ABRE Brazilian Packaging Awards, and the Grandes Cases Packaging Award in 2020.

Novas tecnologias como o sistema de sopro progressivo foram agregadas ao processo de fabricação, para que a distribuição da massa vítrea ficasse em harmonia com o contorno diferenciado, além da realização de diversas pesquisas para viabilizar a estabilidade do frasco e o seu adequado posicionamento pós conformação para o transporte pelas esteiras na produção, uma vez que ainda está em alta temperatura após a saída do molde.
A inovação no processo de decoração fica por conta da aplicação da nova tecnologia Laser, que permitiu aplicar 2 efeitos distintos: o recorte preciso da pintura preta fosca e a gravação da arte, revelando a transparência do vidro e da fragrância em tom âmbar. Por fim, a impressão do nome do perfume foi realizada através de Hot Stamping dourado, por meio de uma fita metálica e gravação por transferência térmica.