EKOS Alma, Natura – Vencedor ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Grandes Cases e Prêmio WorldStar em 2020

Ekos Alma busca trazer para o consumidor a alma e o espírito da floresta, proporcionando uma experiência surpreendente em cada situação. O principal desafio foi traduzir este conceito da alma da floresta na embalagem do perfume, cujo design é uma interpretação artística do conceito “fóssil vivo” – metáfora sobre a vida fossilizada em resina, em que o perfume inova em seu conceito com um design diferenciado no frasco, em formato de gota e sem base de apoio, além do contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, com uma ilustração do perfume que se mescla com os ativos sagrados, remetendo a uma fusão temporal, uma conexão entre passado e presente. O design diferenciado do frasco “sem fundo” exigiu um estudo detalhado desde o projeto do molde, sem aberturas convencionais. Os moldes são tratados e beneficiados usando uma tecnologia de alta precisão em usinagem.

A alma e o espírito da floresta

Ekos Alma busca trazer para o consumidor a alma e o espírito da floresta, proporcionando uma experiência surpreendente em cada situação.

O principal desafio foi traduzir este conceito da alma da floresta na embalagem do perfume, cujo design é uma interpretação artística do conceito “fóssil vivo” – metáfora sobre a vida fossilizada em resina, em que o perfume inova em seu conceito com um design diferenciado no frasco, em formato de gota e sem base de apoio, além do contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, com uma ilustração do perfume que se mescla com os ativos sagrados, remetendo a uma fusão temporal, uma conexão entre passado e presente.

O design diferenciado do frasco “sem fundo” exigiu um estudo detalhado desde o projeto do molde, sem aberturas convencionais. Os moldes são tratados e beneficiados usando uma tecnologia de alta precisão em usinagem.

Ekos Alma busca trazer para o consumidor a alma e o espírito da floresta, proporcionando uma experiência surpreendente em cada situação. O principal desafio foi traduzir este conceito da alma da floresta na embalagem do perfume, cujo design é uma interpretação artística do conceito “fóssil vivo” – metáfora sobre a vida fossilizada em resina, em que o perfume inova em seu conceito com um design diferenciado no frasco, em formato de gota e sem base de apoio, além do contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, com uma ilustração do perfume que se mescla com os ativos sagrados, remetendo a uma fusão temporal, uma conexão entre passado e presente. O design diferenciado do frasco “sem fundo” exigiu um estudo detalhado desde o projeto do molde, sem aberturas convencionais. Os moldes são tratados e beneficiados usando uma tecnologia de alta precisão em usinagem.

Nova tecnologia Laser

Novas tecnologias como o sistema de sopro progressivo foram agregadas ao processo de fabricação, para que a distribuição da massa vítrea ficasse em harmonia com o contorno diferenciado, além da realização de diversas pesquisas para viabilizar a estabilidade do frasco e o seu adequado posicionamento pós conformação para o transporte pelas esteiras na produção, uma vez que ainda está em alta temperatura após a saída do molde.

A inovação no processo de decoração fica por conta da aplicação da nova tecnologia Laser, que permitiu aplicar 2 efeitos distintos: o recorte preciso da pintura preta fosca e a gravação da arte, revelando a transparência do vidro e da fragrância em tom âmbar. Por fim, a impressão do nome do perfume foi realizada através de Hot Stamping dourado, por meio de uma fita metálica e gravação por transferência térmica.

O perfume conta com válvula de design discreto e pescante invisível, não aparente ao consumidor, com acionamento suave e confiável, impedindo o vazamento do perfume quando o frasco estiver acondicionado e orientado na posição horizontal.
A embalagem conquistou o prêmio WorldStar, na categoria Health & Personal Care (Saúde e Beleza), o prêmio Prata na categoria Mercado - Forma no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, e o Prêmio Grandes Cases de Embalagem em 2020.

Novas tecnologias como o sistema de sopro progressivo foram agregadas ao processo de fabricação, para que a distribuição da massa vítrea ficasse em harmonia com o contorno diferenciado, além da realização de diversas pesquisas para viabilizar a estabilidade do frasco e o seu adequado posicionamento pós conformação para o transporte pelas esteiras na produção, uma vez que ainda está em alta temperatura após a saída do molde. A inovação no processo de decoração fica por conta da aplicação da nova tecnologia Laser, que permitiu aplicar 2 efeitos distintos: o recorte preciso da pintura preta fosca e a gravação da arte, revelando a transparência do vidro e da fragrância em tom âmbar. Por fim, a impressão do nome do perfume foi realizada através de Hot Stamping dourado, por meio de uma fita metálica e gravação por transferência térmica.