Wheaton participa do Paris Packaging Week 2024, destacando a tendência do mercado para embalagens sustentáveis

A empresa marca presença pelo segundo ano consecutivo no evento, mostrando que é possível desenvolver produtos com qualidade, beleza e design, dentro dos propósitos da sustentabilidade

Entre 17 e 18 de janeiro, algumas das principais marcas de luxo do mundo se reunirão no  Paris Expo Porte de Versailles para uma das maiores feiras de embalagens e inovação do mercado: a Paris Packaging Week 2024. A Wheaton, empresa líder nacional e uma das maiores instalações do mundo especializada no fornecimento de embalagens de vidro, estará presente pelo segundo ano consecutivo.

O evento reúne as marcas de beleza, bebidas de luxo e FMCG mais renomadas do mundo para uma oportunidade de encontrar fornecedores de embalagens, com materiais, ideias e tecnologias inovadoras. Além de apresentar as últimas tendências do design, o evento também incentiva a divulgação de soluções sustentáveis. Diante do cenário global, a tendência é que cada vez mais consumidores priorizem marcas que demonstram preocupação com o meio ambiente.

Para o Paris Packaging Week de 2024, a Wheaton disponibilizará todo o seu portfólio de embalagens e técnicas inovadoras e luxuosas como a inner color, serigrafia perfumada e impressão digital, e irá destacar os seus produtos desenvolvidos com consciência ambiental, visando minimizar os impactos da indústria na natureza. Nos últimos anos, a empresa – pioneira na indústria mundial de vidro a usar biometano em substituição parcial ao gás natural – adotou diversas práticas ecológicas, tanto em suas linhas de produtos, quanto em toda a sua cadeia de produção, investindo em energia limpa e reduzindo o consumo de água, por exemplo.

Conforme explica Ricardo Lopes, Diretor Comercial e Marketing do Grupo Wheaton, a companhia se compromete em melhorar continuamente seu impacto na biodiversidade. “A Wheaton vem avaliando o cenário mundial e desenvolvendo produtos que atendam às demandas atuais, visando garantir qualidade, beleza e design, dentro dos propósitos da sustentabilidade”, afirma. Um dos destaques da fabricante é a linha Ecoglass, desenvolvida com o objetivo de promover a economia circular e reduzir o consumo de matéria-prima retirada da natureza.

Composta por seis modelos de embalagens que além de design e inovação, possuem características sustentáveis como:

 • Frasco leve, que contém 20% menos massa vítrea que um tradicional e reduz em mais de 30% a emissão de CO2.


 • Terminação em rosca: para promover a refilagem do produto e facilitar a separação dos materiais no processo de reciclagem;


 • Frascos refis que permitem reabastecer as embalagens de perfume ou outros produtos.

“O vidro não se decompõe naturalmente e pode permanecer no meio ambiente por até dez mil anos. Pensando nisso, toda a nossa sobra industrial é reaproveitada, utilizando 100% do vidro produzido em nossas operações no próprio ciclo produtivo”, declara Ricardo.

Uma das inovações que o público poderá conferir de perto será a tecnologia Inner Color. Ela é uma pintura aplicada na parte interna do frasco, explorando assim a profundidade e distribuição do vidro, a espessura das paredes e fundo do frasco. A técnica ainda causa um efeito tridimensional, dando um visual moderno e sofisticado ao produto.

Wheaton se destaca pelo pioneirismo com o biometano

A Wheaton é pioneira global no uso de combustíveis renováveis, incorporando o biometano em seus processos, substituindo parcialmente o gás natural. Como resultado, a empresa registrou uma redução anual de cerca de 7 mil toneladas de CO² — equivalente ao plantio de mais de 50 mil árvores ao longo de duas décadas, reforçando o seu impacto ambiental.

O biocombustível gasoso é proveniente da decomposição biológica da matéria orgânica. Esse biocombustível é extraído de resíduos urbanos armazenados em um aterro sanitário na maior cidade brasileira, São Paulo, mais precisamente em Sapopemba, um distrito da Zona Leste. Com a reutilização de matéria orgânica, é possível, por exemplo, criar um ciclo de reaproveitamento de elementos que normalmente seriam completamente descartados.

“Utilizar o biometano é uma forma de demonstrar como a eficiência energética e as soluções ambientais podem caminhar juntas. O Brasil tem se destacado nesses setores, e é um orgulho representar o país em eventos tão significativos para o mercado”, conclui Ricardo Lopes.

Sobre a Wheaton

Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro, a Wheaton completou 71 anos de atuação no Brasil. É líder nacional e uma das maiores instalações do mundo especializadas no fornecimento de embalagens de vidro, atendendo às mais importantes empresas dos segmentos de perfumaria e cosméticos, farmacêutico e alimentício, exportando para diversos países.

A alta capacidade para produção diária de embalagens de vidro, decoração e fabricação de moldes e equipamentos no parque fabril de São Bernardo do Campo permite à empresa oferecer soluções completas, ágeis, flexíveis e com menor tempo de resposta às necessidades do mercado. A empresa também é pioneira na indústria mundial de vidro a usar biometano em substituição parcial ao gás natural.

Acesse:
https://www.wheaton.com.br/
Wheaton Casa:https://www.instagram.com/wheaton_casa/
Wheaton Brasil Vidros: https://www.linkedin.com/company/wheaton/