Quem Somos
Sobre a Wheaton
A Wheaton é líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de Perfumaria e Cosméticos e Farmacêutico, e uma das cinco maiores instalações especializadas nestes segmentos do mundo, demonstrando estar sempre à frente de seu tempo, inovando nos conceitos, tecnologia, atendimento e design.
Atualmente, além da Wheaton, responsável pela produção e decoração de embalagens e utilidades domésticas em vidro, o Grupo Wheaton Brasil é composto pelas seguintes empresas:
- Viton, fabricante de máquinas e equipamentos para indústrias vidreiras;
- Decor, unidade própria para decoração de frascos e utensílios de vidro;
- Extar, empresa de comércio e representação de produtos em vidro;
- e Farmacap, fabricante de soluções de fechamentos e acessórios de borracha e alumínio para indústrias farmacêuticas, veterinárias e afins.
Além do mercado nacional, a Wheaton também está presente no mercado internacional, exportando para mais de 40 países. Entre os seus principais clientes estão as mais prestigiadas empresas, tais como Avon, Natura, O Boticário, Hinode, Jequiti, Yanbal, Eurofarma, EMS, União Química, Novafarma, Ache, Oetker, Casa de Madeira, Predilecta, Sakura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, etc.
História
A história do Grupo Wheaton Brasil inicia-se em 1888 com a fundação da empresa T. C. Wheaton na cidade de Millville, estado de New Jersey, nos Estados Unidos.
Em 1952, a Wheaton é fundada em São Paulo, e é pioneira ao colocar no mercado, em 1953, o primeiro frasco de penicilina fabricado numa máquina I.S. de 4 seções e dupla gota. No mesmo ano, a Wheaton passa a fabricar frascos que, além do mercado farmacêutico, também atendem à indústria de perfumaria e cosméticos.
Na década de 70, a produção dos frascos teve um grande impulso. Ampliou consideravelmente suas instalações, chegando à capacidade diária de 200 toneladas/dia, com utilização de máquinas de quádrupla gota, extraindo vidro nas cores opalino, azul cobalto, cognac e verde.
Em novembro de 1976, a Wheaton produz o primeiro copo prensado, marcando a criação da divisão de Utilidades Domésticas, com artigos para casa. Nos anos 80, com a reconstrução e modernização de seus fornos, o parque industrial é ampliado para atender ao crescimento desta linha e do mercado de perfumaria e cosméticos.
Na década de 90, a Wheaton introduz as primeiras máquinas com comando eletrônico, embalagem paletizada e termo-encolhida, forno de fusão de combustão a oxi-gás e monitoramento computadorizado e vidro colorido pelo sistema color feeder, bem como formaliza os programas de qualidade. No final da década, a unidade administrativa de São Paulo é transferida para o parque fabril de São Bernardo do Campo.