Ekos Alma e Essencial são vencedores do prêmio WorldStar 2021

Destacando-se como um dos melhores fornecedores de embalagens do mundo, a Wheaton conquistou dois prêmios WorldStar, na categoria Health & Personal Care (Saúde e Beleza), pelas embalagens dos perfumes Ekos Alma e Essencial, ambos da Natura.

Promovido pela World Packaging Organisation (WPO), o prêmio tem como objetivo divulgar o contínuo avanço tecnológico das embalagens e gerar um padrão internacional de excelência na qualidade e produção das mesmas.

As embalagens são avaliadas por um comitê jurídico formado por associações de embalagens e especialistas do setor de mais de 20 países. Alguns dos requisitos são qualidade, eficiência de produção e distribuição, design gráfico, inovação, sustentabilidade, facilidade de manuseio, entre outros.

Além desta última conquista, ao longo de sua história, a Wheaton foi premiada outras vezes com o WorldStar. No ano passado, as embalagens de Desobediente e Malbec Signatura, ambos do Grupo Boticário, foram vencedores dentro da categoria Health & Personal Care.

Ekos Alma, Natura

Ekos Alma busca trazer para o consumidor a alma e o espírito da floresta, proporcionando uma experiência surpreendente em cada situação.

O principal desafio foi traduzir este conceito da alma da floresta na embalagem do perfume, cujo design é uma interpretação artística do conceito “fóssil vivo” – metáfora sobre a vida fossilizada em resina, em que o perfume inova em seu conceito com um design diferenciado no frasco, em formato de gota e sem base de apoio, além do contraste entre o opaco da textura mineral e a transparência do âmbar, com uma ilustração do perfume que se mescla com os ativos sagrados, remetendo a uma fusão temporal, uma conexão entre passado e presente.

O design diferenciado do frasco “sem fundo” exigiu um estudo detalhado desde o projeto do molde, sem aberturas convencionais. Os moldes são tratados e beneficiados usando uma tecnologia de alta precisão em usinagem.

Novas tecnologias como o sistema de sopro progressivo foram agregadas ao processo de fabricação, para que a distribuição da massa vítrea ficasse em harmonia com o contorno diferenciado, além da realização de diversas pesquisas para viabilizar a estabilidade do frasco e o seu adequado posicionamento pós conformação para o transporte pelas esteiras na produção, uma vez que ainda está em alta temperatura após a saída do molde.

A inovação no processo de decoração fica por conta da aplicação da nova tecnologia Laser, que permitiu aplicar 2 efeitos distintos: o recorte preciso da pintura preta fosca e a gravação da arte, revelando a transparência do vidro e da fragrância em tom âmbar. Por fim, a impressão do nome do perfume foi realizada através de Hot Stamping dourado, por meio de uma fita metálica e gravação por transferência térmica.

O perfume conta com válvula de design discreto e pescante invisível, não aparente ao consumidor, com acionamento suave e confiável, impedindo o vazamento do perfume quando o frasco estiver acondicionado e orientado na posição horizontal.

A tampa em Surlyn transparente, acoplada ao conjunto, possui distribuição uniforme de partículas metálicas em toda a superfície, representando a seiva das plantas, resíduos genéticos da alma da floresta em forma de partículas flutuantes.

Para completar a experiência, a embalagem ainda conta com um QR Code que conduz o consumidor a uma meditação guiada. Por meio do aplicativo “Meditação Natura”, também é possível se conectar com a natureza e sentir a energia da alma da floresta durante a meditação.

O resultado foi um projeto que prezou pela inovação em todos os seus aspectos, aplicando novas tecnologias nos processos de fabricação e decoração do frasco, tampa e válvula, resultado em uma embalagem que materializa uma leitura profunda e íntima da floresta, entregando uma experiência única de conexão do consumidor Natura com a alma da floresta por meio da meditação.

Reforçando o compromisso e os valores sustentáveis da Natura, o frasco de vidro possui terminação em rosca, possibilitando a refilagem do produto e a separação dos diferentes componentes da embalagem para reciclagem. Além disso, o perfume é acondicionado em caixa rígida produzida com matéria-prima 100% reciclada – 50% pós-consumo (provenientes de cooperativas e coleta seletiva) e 50% pré-consumo (provenientes de aparas industriais).

ESSENCIAL, NATURA

Natura Essencial reconhece que existe uma nova visão de poder e sofisticação: poder inspirar, poder transformar e poder realizar. O poder está vindo de novos lugares, ganhando novas vozes.

O Novo Essencial quer dar voz a um poder que abre novas possibilidades. Para quem é protagonista de sua vida e descobriu as diversas formas de conjugar o verbo poder. É ser autêntico. É ter uma personalidade única.

Porque Essencial é poder ser.

Essencial também é sobre impactar positivamente o mundo, acreditando no poder de fazer produtos de um jeito diferente, com vidro reciclado, gerando mais beleza e menos lixo.

As novas embalagens de Essencial masculino e feminino precisavam materializar todas essas novas faces do poder em embalagens tão modernas, sofisticadas e elegantes quanto as fragrâncias – intensas, para serem sentidas e impressionar todos a sua volta, em momentos especiais e únicos.

Mantendo o tradicional size impression dos perfumes masculino e feminino da linha, as novas embalagens receberam múltiplas facetas no frontal dos frascos, simbolizando as diferentes formas de poder.

Reforçando o compromisso da Natura de desenvolver produtos que expressem valores e práticas sustentáveis, foram realizadas diversas otimizações no projeto dos frascos para reduzir a massa de vidro sem comprometer o conceito e a estética das embalagens. Além disso, os frascos são produzidos com 20% de vidro reciclado pós consumo (PCR) e possuem terminação em rosca, possibilitando a refilagem das fragrâncias e a separação dos diferentes componentes da embalagem para reciclagem.

O tamanho e formato dos frascos garantem uma pega ergonômica e confortável para aplicação dos perfumes pelos consumidores. Além disso, a tração da tampa possui uma especificação de força que permite a abertura sem grandes esforços e mantém o produto fixo caso seja segurado pela tampa.

Detalhes das facetas do Essencial

Natura Essencial é sobre o poder de quem é protagonista da sua vida. Cada pessoa tem o poder de transformar, de inspirar e de realizar.

As novas embalagens são tão modernas e sofisticadas quanto as fragrâncias marcantes de Essencial, além de sustentáveis, produzidas com 20% de vidro reciclado pós consumo (PCR) e terminação que permite a refilagem e a separação dos diferentes componentes da embalagem, traduzindo todas essas novas faces dos diferentes tipos de poder em múltiplas facetas esculpidas nos frascos de Essencial Masculino e Feminino.

A proporção da tampa simétrica com os frascos facetados garante exclusividade e sofisticação, complementando o visual elegante e moderno das novas embalagens de Essencial.

O redesign da linha Essencial foi iniciado pelo lançamento do novo Essencial Masculino em fevereiro / 2020 (e suas respectivas versões) e concluído no mês de abril / 2020, com o lançamento do Novo Essencial Feminino.