Museu Catavento tem novo espaço história das fragrâncias e a importância do olfato no “Mundo do Perfume” do Grupo Boticário

Criar sua própria fragrância, conhecer as famílias olfativas, desvendar a história do perfume, atrações não faltam no espaço, ainda mais moderno, divertido e interativo

Depois da pandemia do Covid-19, um dos sentidos mais estudados pelos cientistas tem sido o olfato, e a importância dele para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, unindo tecnologia, inovação e ciência, o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Grupo Boticário reabrem nesta segunda-feira, 23, a exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias”. Instalada no museu desde 2017, a mostra, que tem apoio das empresas Wheaton, Givaudan e Provital, além da casa de fragrâncias IFF, busca resgatar a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos da humanidade.

Totalmente repaginado e ocupando 100m², o espaço de 100m² ganhou ilustrações em papiro, totem para teste do olfato, além de conteúdo interativo, para continuar contando a história do perfume, desde a história do vidro até as técnicas mais modernas de extração, proporcionando aos visitantes um ambiente imersivo e didático onde possam aprender e criar a sua própria fragrância.

“No Grupo Boticário, temos o compromisso contínuo em proporcionar produtos, serviços e experiências excepcionais aos nossos clientes, mas não só isso, estamos cientes da nossa responsabilidade em fomentar a inovação e a cultura. Ao contar a história das fragrâncias através da mostra no Museu Catavento, reforçamos a valorização das pessoas e seus repertórios, possibilitando conhecimento e experiências sensoriais inovadoras”, afirma Fabiana Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.

Na instalação os visitantes terão a oportunidade de viajar pela história da perfumaria. A jornada começa no Egito antigo, onde as fragrâncias foram criadas para estabelecer uma conexão com os deuses e para complementar os hábitos de higiene tão importantes presentes na população local. Em seguida, poderão explorar a evolução da perfumaria mundial, descobrindo os principais lançamentos de cada década. A jornada continua com a história da perfumaria brasileira, desde a chegada dos portugueses e seu encontro com a cultura indígena, além da possibilidade de o público conferir as principais marcas do país, tais como O Boticário e seus ícones desde a criação da marca no ano de 1977.

Com cerca de 300 peças em seu acervo, a exposição conta com réplicas do Império Romano do século I a III e diversas obras que contam a história da perfumaria mundial, como o vidro de perfume com pátina prateada século III, exemplares do “Shalimar” (Guerlain e Chanel n°5), de 1921; “Visa” (Robert Piguet), de 1947; itens de 1920, como Sabonete super fino, Alfazol e Beijoim da Granado e o 4711 mulheres, comercializado em 1792.

César Veiga, perfumista do Grupo Boticário, conta que as fragrâncias fazem parte da história, uma vez que são grandes meios de comunicação, que a escolha de determinados produtos transmite personalidade, sentimentos e intenções e que é importante entender a história para contemplar a evolução de todo o mercado bem como da sociedade. “O avanço da tecnologia e das pesquisas impactam na criação e desenvolvimento de novos produtos, mas é importante que as pessoas tenham o conhecimento sobre a atuação dos cheiros em nosso cérebro, por exemplo, para também compreenderem o trabalho que há na elaboração de novos produtos”, enfatiza Veiga.

Exposição tecnológica e “Instagramavel”

A exposição é repleta de recursos digitais e, por meio deles, o público poderá realizar uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. Foram instaladas telas touch screen permitindo que os usuários simulem uma mistura, encontrem mais informações das matérias-primas de alguns produtos e, ao final, consigam sentir o aroma através do catálogo digital.

Além disso, há a instalação de um ‘Totem do Olfato’, equipamento pensado e planejado para os visitantes se divertirem com esse sentido. A ‘experiência’ consiste em se posicionar à frente da máquina e apertar, inicialmente, o botão que direciona para 30 cm de distância e tentar sentir o aroma. Caso a pessoa não tenha sucesso é convidada a apertar o botão a 20 cm e, se ainda assim, não obtiver sucesso é indicada a apertar o botão a 10 cm. Todo o processo é orientado por um vídeo.

Ao final, os visitantes contarão ainda com um espaço instagramável para registrar suas fotos, além de uma holografia que permitirá que os usuários embarquem ainda mais no universo do mundo do perfume, o que renderá fotos criativas aos visitantes.

Acessibilidade

Os itens expostos levam em consideração a questão da acessibilidade para visitantes e o espaço foi pensado para trazer maior conforto e comodidade, dessa forma conta com a presença de um mediador, vídeos em libras e legendados.

A exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias” também pode ser visitada virtualmente, para isso basta acessar o site do projeto: www.museucatavento.org.br.